A ANEM

A ANEM

A ANEM, fundada em 1983, é a Federação que agrega as Associações e Núcleos de estudantes das oito Escolas Médicas portuguesas, representando cerca de 12.000 estudantes de Medicina em Portugal. A representação nacional dos estudantes de Medicina nos campo da Política Educativa e Educação Médica é a área central de trabalho e intervenção pública da ANEM.

Nos recentes mandatos, a ANEM tem crescido enquanto Federação que consegue projetar as suas opiniões e reivindicar as suas causas junto de parceiros estratégicos, entre os quais se contam a Ordem dos Médicos, o Ministério da Saúde, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Escolas Médicas, partidos políticos e sindicatos médicos, assim como cada vez mais tem alcançado a esfera da opinião pública.

Paralelamente, a ANEM tem ainda como missão proporcionar formação aos estudantes de Medicina nas áreas da Saúde Pública, Saúde Sexual e Reprodutiva, Direitos Humanos e Paz e Ciência, assumindo um importante papel nas áreas de intervenção na comunidade.

Além do MedSCOOP, a ANEM organizará o Congresso Nacional de Estudantes de Medicina (CNEM), que decorrerá a 5 e 6 de novembro, no Porto, com o propósito de formar os estudantes de Medicina portugueses e assim complementar os seus currículos.

XII MedSCOOP – Medical Students’ Cooperation Meeting

Este evento formativo, destinado principalmente a Dirigentes Associativos e interessados em Associativismo, é já uma marca na história da ANEM e constitui uma aposta fulcral na formação nacional dos dirigentes associativos, capaz de atribuir competências em áreas tão diversas como a Educação Médica, Política Educativa, Saúde Pública ou Gestão de Projetos, bem como proporcionar uma oportunidade única de aprendizagem, discussão e partilha de ideias acerca das principais temáticas que marcam a sociedade atual.

Em 2016, o MedSCOOP irá manter a sua estrutura, baseando todo o evento em Percursos Formativos, dedicados a diferentes áreas e adequados a diferentes níveis de experiência associativa, e Sessões Plenárias, pretendendo promover o debate sobre os temas mais atuais.
Assim, todo o programa de formação está desenhado para que os estudantes e dirigentes associativos conheçam e se preparem para os desafios atuais e futuros, salientando o seu potencial e papel preponderante na construção da Saúde no futuro.

Sabe mais aqui.