Educação Médica

Educação Médica

Sessão 1: Novas tecnologias de ensino-aprendizagem em Medicina

sábado, 8 de outubro – 9h30

Encontramo-nos a viver uma fase de grandes avanços tecnológicos que, no caso da Medicina, tem possibilitado melhores equipamentos de diagnóstico e tratamentos mas também novas ferramentas para o seu ensino-aprendizagem. Nesta sessão conhecerás algumas destas novas tecnologias que se revelam cada vez mais essenciais para a aquisição de competências ao longo do curso.

Orador: Henrique Mendes


Sessão 2: Metodologia de ensino: ensino clássico vs PBL

sábado, 8 de outubro – 11h15

São diversas as metodologias de ensino que se utilizam na Medicina e que devem ser tidas em conta na construção do currículo médico, cada uma com as suas especificidades, vantagens e desvantagens. Com esta sessão poderás conhecer melhor o ensino PBL (Problem-Based Learning) em Portugal, utilizado maioritariamente na Universidade do Algarve, e poderás descobrir as suas especificidades e diferenças para o ensino clássico, praticado na maioria das Escolas Médicas portuguesas.

Orador: Isabel Palmeirim


Sessão 3: Métodos de Avaliação em Medicina

sábado, 8 de outubro – 14h30

Ao longo do curso de Medicina deparamo-nos com vários momentos de avaliação, maioritariamente exames escritos, cada um com as suas características mas todos com o mesmo objetivo: avaliar os conhecimentos do estudante. Não obstante, qual é o melhor método de avaliação? Com esta sessão poderás ficar a saber mais sobre os diversos métodos de avaliação utilizados nos cursos de Medicina, sobre as vantagens de cada um e em que contexto deverão ser utilizados. Para além disso, será discutida a importância do feedback após o momento de avaliação para a aprendizagem do estudante de Medicina.

Orador: José Miguel Pêgo


Sessão 4: Fundamentos da Educação Médica

domingo, 9 de outubro – 9h30

Esta sessão pretende dar-te a conhecer os passos dados na Educação Médica desde o início do século XX até à atualidade. Será dado especial destaque ao documento The Flexner Report, considerado ainda hoje um documento muito atual e de grande importância para a Educação Médica.

Orador: Agostinho Sousa


Sessão 5: Plataformas de Educação Médica: rede portuguesa e AMEE

domingo, 8 de outubro – 15h30

Em Portugal, a investigação em Educação Médica ainda se encontra em fase de expansão. A ideia de uma plataforma que una todas as Escolas Médicas do país, entre outros elementos, e que possibilite a partilha de recursos e conhecimento não é nova mas ainda se encontra em fase embrionária. Com esta sessão, poderás ficar a conhecer um pouco mais sobre a investigação realizada em Portugal nesta área, bem como sobre a maior plataforma de Educação Médica da Europa, a AMEE.

Orador: Manuel João Costa