Ensino Superior em Portugal

Ensino Superior em Portugal

Sessão 1: Pensar a educação – a visão e missão para o Ensino Superior em Portugal

sábado, 8 de outubro – 9h30

É essencial pensar estrategicamente qualquer área e o Ensino Superior, enquanto grande impulsionador do desenvolvimento da população de um país, não pode ser exceção. Perspetivando de acordo com as diretrizes Europeias, revela-se essencial refletir sobre o que o Ensino Superior em Portugal é e deve ser no futuro. Compreende-se assim a enorme e importante tarefa que é garantir que o Ensino Superior se encontra alinhado com os objetivos para o desenvolvimento do país.

Orador: André Pereira


Sessão 2: Ação Social Direta e Indireta no Ensino Superior português

sábado, 8 de outubro – 11h15

O Estado português tem como obrigação garantir apoio aos estudantes que, por motivo de insuficiência económica, se vejam impossibilitados de frequentar o Ensino Superior, tornando-lhes possível prosseguir os seus estudos. A forma como o apoio é realizado divide-se habitualmente em Ação Social Direta (Bolsas de Estudo) e Indireta (residências, cantinas, etc). Sendo este um apoio fundamental para que muitos estudantes possam prosseguir os seus estudos, torna-se essencial o seu conhecimento para que, sempre que necessário, se possa apoiar quem precise de recorrer a estes serviços.

Orador: Carlos Videira


Sessão 3: Financiamento do Ensino Superior

sábado, 8 de outubro – 14h30

O financiamento do Ensino Superior tem sido alvo de intenso debate ao longo dos últimos anos. Se é verdade que se tem assitido a sucessivos cortes, é também verdade que a discussão em torno da fórmula de financiamento das Instituições é longa e ainda não atingiu o seu fim, por falta de consenso entre as Instituições de Ensino Superior. Com esta sessão poderás saber mais sobre este tema, fulcral para que as Instituições possam ministrar os seus cursos com os recursos humanos e materiais de que necessitam para garantir a sua qualidade

Orador: José Dias


Sessão 4: Reforma de Bolonha em Medicina

domingo, 9 de outubro – 9h30

Um dos momentos mais marcantes do Ensino Superior em Portugal nos últimos anos deveu-se à Declaração de Bolonha, assinada em 1999, e consequentemente à necessidade de proceder à reforma do Ensino Superior português. Os cursos de Medicina não foram excepção e as Escolas Médicas viram-se obrigadas a proceder a alterações no seu currículo para irem ao encontro das políticas estabelecidas para o Espaço Europeu de Ensino Superior. Nesta sessão ficarás a conhecer quais foram as reais implicações que este processo teve nos cursos de Medicina e quais as dificuldades e vantagens que existiram ao longo desta reforma.

Orador: Maria Amélia Ferreira


Sessão 5: Avaliação e Acreditação dos cursos de Ensino Superior

domingo, 8 de outubro – 15h30

Em Portugal, as Instituições de Ensino Superior vêem os seus cursos avaliados antes da sua abertura e durante os períodos em que são estes são lecionados. A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior é a entidade responsável por esta avaliação, contando com a participação dos diferentes grupos envolvidos no Ensino Superior, como os docentes e os Estudantes.

Orador: Isabel Cunha