Associativismo 101

Associativismo 101

Sessão 1: Eu, Jovem Empreendedor

sábado, 7 de outubro – 9h30

• Testemunho de um percurso pessoal, desde o “onde comecei” até o “onde estou agora”, partilhando a oportunidade que cada um tem de desenvolver o seu próprio percurso.
• Quais as principais dificuldades e desafios inerentes à vontade de, autonomamente, traçar o seu próprio percurso.
• Explicitar de que forma o associativismo constitui uma mais-valia ao exercício da Medicina.

Orador:  brevemente


Sessão 2: Como pôr o tempo a jogar a meu favor?

sábado, 7 de outubro – 11h15

• Estabelecimento de Prioridades: como, quando e porquê?
• Planear: a definição de uma agenda adaptada às minhas prioridades e responsabilidades.
• Hábitos de Pessoas: como potenciar a minha rentabilidade?

Oradores:  Dr. Jorge Meneses


Sessão 3: Eu e a minha equipa: como a gerir?

sábado, 7 de outubro – 10h30

• O que define uma equipa?
• As 5 mais prováveis disfunções de uma equipa: como as evitar?
• Coordenação de uma equipa: da distribuição de tarefas à partilha comum de responsabilidades.
• Comunicação interna: como adaptar o discurso à pessoa e à equipa.

O novo paradigma de trabalho, incluindo o associativismo e a saúde, exigem a capacidade de trabalho em equipa e de interação e otimização do papel de cada um de forma a atingir os objetivos definidos pela equipa. Contudo, apesar da expectativa do mercado de trabalho quanto a estas capacidades, nem o ensino básico, secundário ou universitário focam suficientemente formas de trabalhar e liderar uma equipa. Assim, o alcance de resultados, incluindo o alcance de resultados clínicos para o doente, dependerá da forma como toda a equipa se articula, como resolve conflitos e disfunções e como gere as forças e fraquezas de cada um para atingir os objetivos de forma eficaz e eficiente. Neste workshop abordaremos algumas das ferramentas existentes para que esta interação entre a equipa seja mais fluída.

Oradores: Dr. Alberto Abreu da Silva e Dr. Diogo Fernandes da Silva


Sessão 4: Como projectar o meu projeto?

domingo, 8 de outubro – 9h30

Com esta sessão pretendemos trazer-te exemplos práticos de atividades que, através de uma boa gestão logística, de um fundrasing sustentável e de uma Comissão Organizadora empenhada, se tornaram ideias de sucesso. Assim, para além da atividade vencedora do MedSCOOP Awards do ano passado – atividade eleita pelos pares na última edição do MedSCOOP -, trazemos-te até ti outra atividade que faz frente aos principais desafios da atualidade do futuro jovem médico.

Orador:  Dr. Salomão Fernandes e Ana Rita Fradique


Sessão 5: Let’s talk about Money

domingo, 8 de outubro – 16h00

Durante a formação pretende-se que, de forma informal e interativa, os participantes vão descobrindo os como projetar um orçamento, cumpri-lo e adapta-lo às necessidades dos seus Núcleos/Associações. A partilha de experiências terá como objetivo alertar para os problemas práticos associados à gestão dos recursos financeiros e materiais, assim como à gestão pessoal e das expectativas da equipa. Durante a sessão, de carácter eminentemente prático, serão realizadas atividades que estimulam a participação ativa de todos os intervenientes garantindo a inclusão e esclarecimento de dúvidas.

Orador:  Dra. Mónica Paes Mamede