Saúde Global

Saúde Global

Sessão 1: Cobertura Universal de Serviços

sábado, 8 de outubro – 9h30

Qual o significado de Saúde Global e qual a relação entre os vários Sistemas de Saúde à escala mundial? Quais os determinantes sociais da Saúde e quais as barreiras à expansão global de recursos humanos e materiais? Durante esta sessão, terás a oportunidade de desconstruir conceitos-chave e adquirir uma visão geral sobre Universal Health Coverage e Health in all Policies.

Orador: Eva Falcão


Sessão 2: Recursos Humanos em Saúde

sábado, 8 de outubro – 11h15

O sucesso e sustentabilidade das políticas de Saúde depende não só de recursos materiais, mas também de recursos humanos. Apenas através de um planeamento integrado da formação e distribuição de profissionais de Saúde é possível garantir a satisfação das necessidades da população. Consolida os teus conhecimentos sobre a gestão de recursos humanos em Saúde em Portugal e descobre como esta se insere no contexto Europeu.

Orador: Marta Temido


Sessão 3: O Papel do Estudante de Medicina na Saúde Global

sábado, 8 de outubro – 14h30

O estudante de Medicina também adquire um papel fundamental na construção das políticas de Saúde Pública e Global. Durante esta sessão, terás a possibilidade de conhecer a nossa área de intervenção enquanto membros da International Federation of Medical Students’ Associations (IFMSA), bem como explorar as várias oportunidades de participação e envolvimento internacional ao teu alcance.

Orador: Kornelija Macevičiūtė


Sessão 4: Refugiados e Saúde – o desafio Europeu

domingo, 9 de outubro – 9h30

Atualmente, a Organização Mundial de Saúde e Europa têm incidido os seus esforços no combate aos problemas de Saúde Pública que os movimentos migratórios em massa provocam, bem como as condições socio-económicas precárias a que os emigrantes são submetidos. Descobre mais sobre as implicações na Saúde de tal flagelo, bem como as medidas tomadas a nível regional para as erradicar.

Orador: Kornelija Macevičiūtė


Sessão 5: Posicionamento de Portugal na Saúde Global

domingo, 8 de outubro – 15h30

O que torna o nosso Serviço Nacional de Saúde tão único entre os restantes países europeus e como se reflete este nos indicadores de Saúde nacionais? Sabe mais sobre as características do sistema de Saúde português e descobre como este se adaptará aos novos desafios globais na perspetiva do Diretor-Geral de Saúde, Dr. Francisco George.

Orador: Francisco George