Sistema de Saúde em Portugal

Sistema de Saúde em Portugal

Sessão 1: Reformas dos Cuidados de Saúde

sábado, 8 de outubro – 9h30

Atualmente, os cuidados de Saúde em Portugal estão a passar por uma reforma a vários níveis. Com esta sessão, ficarás a conhecer os príncipios básicos do funcionamento do Sistema de Saúde e o que levou à origem do processo de Reforma dos Cuidados de Saúde em Portugal. Serão apresentados os primeiros passos que já foram dados desde o início dos trabalhos e os objetivos esperados pelo Ministério da Saúde para as diferentes áreas que estão a passar por esta reforma: Cuidados de Saúde Primários, Cuidados Hospitalares e Cuidados Continuados.

Orador: Francisco Goiana da Silva


Sessão 2: Desafios orçamentais

sábado, 8 de outubro – 11h15

Anualmente, durante a discussão relativa ao Orçamento de Estado, o setor da Saúde é sempre um dos mais falados devido à importância que possui para o país e para todos os cidadãos. Devido à situação enconómica que Portugal atravessa nos últimos anos, fazer cada vez mais com menos é o dia-a-dia de um gestor da área da Saúde. Nesta sessão, poderás descobrir quais as maiores dificuldades que um gestor enfrenta todos os dias para continuar a prestar os cuidados de Saúde à população da melhor forma.

Orador: Alexandre Lourenço


Sessão 3: Transparência no SNS

sábado, 8 de outubro – 14h30

A transparência (ou falta dela) no Sistema Nacional de Saúde tem sido amplamente discutida, adquirindo especial importância e valor económico para quem trabalha e gere um sistema de Saúde complexo e de grandes dimensões. O desenvolvimento de novas tecnologias que visem a normal prossecução das funções dos profissionais de Saúde e a maximização dos recursos materiais tem sido, desde então, foco de atenção e investigação. Aprende exemplos práticos de como a Informática e Engenharia podem ser uma peça essencial para atingir este objetivo.

Orador: Henrique Martins


Sessão 4: Binómio Público-Privado

domingo, 9 de outubro – 9h30

O Sistema de Saúde português é composto por dois grandes tipos de serviço: público e privado. A relação existente entre estes dois tipos de serviços funciona em paralelo e é essencial para a adequada prestação dos serviços de saúde à população uma vez que nenhum dos dois é suficiente para dar resposta a toda a procura. Nesta sessão serão abordados os motivos que levam os médicos a trabalhar em cada um dos serviços e será realizada uma análise crítica sobre esta dualidade e o seu impacto no Sistema de Saúde.

Orador: Miguel Guimarães


Sessão 5: Seguros e Subsistemas

domingo, 8 de outubro – 15h30

Portugual é um país cujo Sistema de Saúde depende atualmente de diversos subsistemas (ADSE, ADM, SAD/GNR, SSCGD, entre outros), mas onde os Seguros têm ganhado um papel cada vez mais preponderante. Nesta sessão poderás ficar a conhcer as vantagens e desvantagens de cada uma das opções e discutir as perspetivas futuras.

Orador: Francisco Mourão